No último dia 12 de dezembro, ocorreu a Reunião do Conselho Deliberativo do Instituto Confúcio. Neste ano, a reunião ocorreu na UFRGS. Participaram dela representantes da UFRGS e da Universidade de Comunicação da China (UCC), incluindo os Diretores do IC, Prof.ª Rita Schmidt e Prof. Tiejun Gu.
Foto 1
Por parte da UFRGS, estiveram presentes: o Prof. Carlos Alexandre Netto, Reitor da UFRGS; o Prof. Nicolas Maillard, Secretário de Relações Internacionais da UFRGS; o Prof. Antonio Padula, da Escola de Administração da UFRGS; e a Prof.ª Margarete Schlatter do Instituto de Letras e do Português para Estrangeiros da UFRGS. Por parte da UCC, participaram o Prof. Wenshen Chen, Presidente do Conselho Universitário, Secretário do Comitê Partidário da UCC e Chefe da Delegação; Prof. Yan Liang, Diretor do Escritório de Relações Internacionais da UCC; Prof. Zuowen Li, Diretor da Escola de Línguas Estrangeiras da UCC; Prof. Jianbo Liu, Presidente da Faculdade de Ciências e Engenharias da UCC; Prof. Jie Sun, Vice-Presidente da Faculdade de Literatura e Direito da UCC; Prof. Zisheng Qin, Diretor do Escritório para o Funcionamento do Campus da UCC.
Foto 2
O Conselho analisou o resumo de atividades do Instituto Confúcio na UFRGS durante o ano de 2014 e fizeram projeções para o ano de 2015. De acordo com o Acordo de Cooperação entre UFRGS e UCC, a cada ano, o Instituto Confúcio na UFRGS deve apresentar um resumo das atividades e um plano de trabalho ao Hanban e às duas universidades parceiras. Além dos documentos já citados, a Reunião também foi um espaço para que os representantes debatessem a respeito de atividades e oportunidades oferecidas pelo Instituto Confúcio, como o HSK, as bolsas de estudo na China, o Summer Camp, pesquisa acadêmica e atividades culturais.
A Reunião foi muito bem-sucedida na promoção da comunicação e da cooperação entre as duas universidades. Com os bons resultados deste encontro, o Instituto Confúcio na UFRGS reitera o seu compromisso no aprimoramento constante da sua qualidade de ensino e na realização de atividades culturais. Da mesma forma, estamos confiantes quanto ao futuro do Instituto Confúcio na UFRGS e em seu importante papel na comunicação entre os dois países.