Santiago do Chile. Durante o mês de julho a CRICAL recebeu uma delegação da Universidade Nacional de Córdoba (UNC) chefiada pelo decano da Faculdade de Línguas, Dra. Elena Pérez e o Secretário de Extensão, Conrado Storani, além do Assessor Jurídico da Reitoria Ab. Agustín Savid e a Pró-Secretária de Relações Internacionais da UNC, Dra. Mirian Carballo.

A delegação foi recebida por Roberto Lafontaine, diretor do CRICAL e Sun Mingyang, vice-diretor do CRICAL. Durante o encontro, houve progresso nas conversações para a abertura de um novo Instituto Confúcio naquela universidade, em aliança com a Universidade de Jinan, localizada na província de Guangzhou, cuja inauguração está prevista para o ano de 2020.

Roberto Lafontaine, diretor do CRICAL, disse que a importância dessa visita foi que as autoridades da universidade e o futuro Instituto Confúcio “conhecem as instalações da CRICAL, além de apresentar como a CRICAL pode apoiá-las no planejamento, organização e implementação de diferentes atividades” . Por outro lado, afirmou que “estamos muito felizes por poder cooperar com eles nesta nova etapa, em um novo Instituto Confúcio na Argentina. Esta visita foi muito agradável para nós e esperamos visitá-los no futuro próximo ”.

Com uma população de 136.000 estudantes, a Universidade Nacional de Córdoba (UNC) é uma das instituições de maior prestígio na Argentina, com quinze faculdades; duas escolas secundárias; 145 centros e institutos de pesquisa; vinte e cinco bibliotecas; dezessete museus; um laboratório de hemoderivados; dois hospitais; um banco de sangue; dois observatórios astronômicos; uma reserva natural e uma multimédia de comunicação composta por dois canais de televisão, dois rádios (AM e FM) e um portal de notícias.