Em 23 de novembro deste ano, a segunda edição do Chinese Songs Competition, organizada pelo Centro Regional de Institutos para a América Latina Confucius, organização sediada em Santiago do Chile, ocorreu no campus de San Joaquín, em Santo Tomás.

A primeira etapa do concurso ocorreu durante o mês de outubro e contou com a participação de mais de 30 Institutos Confúcio da América Latina e do Caribe. Com base em suas habilidades artísticas e avanços no idioma chinês, foram selecionados dez candidatos do Brasil, Colômbia, Bolívia, Peru, México, Costa Rica, Cuba e Equador que viajaram para participar da grande final em Santiago do Chile.

No dia 23 de novembro, no campus de San Joaquín de Santo Tomás, com a assistência de autoridades, diplomatas, estudantes e público em geral, ocorreu a grande final. Cada participante apresentou uma pequena apresentação pessoal e duas músicas que encantaram os mais de 60 participantes que participaram do evento.

Além de diferentes formações, o grupo era formado por estudantes de diferentes níveis de linguagem, do nível básico ao avançado, demonstrando que praticar o idioma através de músicas é uma maneira bem-sucedida de complementar seus estudos e melhorar seu desempenho.

O vencedor desta segunda edição foi o aluno do Instituto Confúcio da Costa Rica, Fabricio Marín, que apresentou duas músicas Cancion do barco do rio Wusuli (船歌 里 船歌) e Volar más alto (飞 得 更高), que representam duas arestas do espectro musical chinês.

Este concurso foi criado para incentivar os mais de 100.000 estudantes chineses da região a continuar seus estudos de idiomas, não apenas focando na sala de aula, mas também permitindo a incorporação de outras áreas artísticas que complementam seus estudos.

Compartir